Bancada Gourmet+30 ideias e inspirações

Postado por
Mel Tuasca Em 25 ago 2020

A bancada gourmet pode ser o sonho de muita gente, por ser um espaço feito para receber mais pessoas em casa, seja para um almoço, jantar, churrasco ou apenas um espaço para substituir a mesa de jantar tradicional. Isso porque,  é uma das melhores opções para otimizar o espaço e dar maior funcionalidade ao ambiente. Separamos várias dicas e fotos inspiradoras. Continue lendo!

Como planejar uma bancada gourmet

Já vimos muitas cozinhas por aqui, mas hoje vamos falar sobre o que tem na maioria delas, uma bancada gourmet tradicional é feita em madeira, porém há vários outros matérias que podem ser usados para o seu projeto, Vidro, Mármore, Silestone, Cimento queimado, Granito e Porcelanato. Escolher bem o material pode dar sensações diferentes para o ambiente, a madeira por exemplo deixa o ambiente mais aconchegante.

É importante verificar o tamanho da sua cozinha ou varanda antes de planejar a bancada, pois como esse item é muito usado para otimizar espaço, ele precisa ser  funcional e não pode atrapalhar a circulação do ambiente.

Para um ambiente mais sofisticado a bancada de pedra é a escolha mais interessante, um ambiente com estilo mais industrial o cimento queimado é a melhor escolha. E como sempre falamos por aqui, leve em conta como é a rotina e funcionalidade da casa antes de escolher o estilo da bancada gourmet, devido a manutenção de cada material.

Lembrando que em algumas ocasiões de apartamento e casas pequenas, onde a cozinha tem integração com a sala, a bancada pode ser facilmente substituída por uma mesa de jantar, desde que a bancada seja baixa, na altura de cadeiras tradicionais.

Bancada gourmet em casas e apartamentos pequenos

Com as casas e apartamentos cada vez menores é importante aproveitar o máximo de espaço disponível. Uma opção é bancada dobrável é uma boa escolha, pois só será necessário abrir para utilizar, e depois fechar para aumentar a circulação do ambiente e a dica aqui é usar cores claras, já que as cores escuras costumam fechar ainda mais o ambiente.
Outra opção viável, como dito acima, é substituir a mesa de jantar um uma bancada gourmet, isso fará com que você ganhe mais espaço, porém é preciso ver se seu estilo e rotina se adaptam apenas a uma bancada, sem uma mesa tradicional.

Bancada alta

Um dos modelos de bancada gourmet mais usados é a bancada alta, aquelas que necessitam de banquetas altas ou reguláveis para sentar, é comum em vermos em áreas como varanda ou integração de dois ambientes, onde outra pessoa pode ficar em pé e usar a bancada da mesma forma.

Bancada gourmet na cozinha

A bancada gourmet na cozinha pode ter várias funções, além de ser um espaço para comer, é possível instalar um cooktop no centro, tendo assim mais espaço para preparar os alimentos, ou um espaço para que alguém sente e te faça companhia enquanto você cozinha.

Bancada baixa

A bancada gourmet baixa tem como função ser mais um espaço para refeições, te dando a oportunidade de harmonizar e integrar diferentes ambientes. Com cadeiras de altura tradicional, esse estilo de bancada pode ser mais confortável, importante dizer que para bancadas onde serão feitas a maioria das refeições, é necessário escolher bem o material, já que terá mais contato com bebidas e alimentos, se for de madeira por exemplo, é necessário realizar um processo de impermeabilização, para que seja resistente a machas e resistente a cortes.

Inspirações

Confiras as inspirações que separamos pra vocês 😊

Deixe seu comentário