janeiro 22, 2020

Influência das cores nos ambientes

Olá pessoal tudo bom?

Me conta, vocês gostam de ambientes coloridos?

Hoje vamos falar sobre como as cores podem influênciar nossas diferentes emoções e sensações, por isso é importante escolher a cor certa para casa tipo de ambiente, vou dar algumas opções e espero poder ajudá-los.

Cada vez mais estamos tendo mais ousadia nas escolhas de reformas, e a cor é parte essencial da mesma, então vamos lá…

O amarelo é a cor que mais interage com nosso psicológico, ajuda a aumentar nossos ânimos e nossa autoestima. É a cor da confiança, mas é bom ser usado com moderação, o tom inadequado ou muito vibrante pode passar a a sensação de ansiedade.

 

O verde é uma cor assossiada  ao equilíbrio, trazendo a sensação de bem estar, harmonia e vida. Vem sendo muito aplicado também no formato de jardim vertical, trazendo mais o benefícios das plantas.

O roxo /lilás é conhecido por ser a cor da espiritualidade. Em tons mais claros tem o poder de acalmar. Seu uso exagerado, pode cansar rapidamente a vista e criar aspectos pouco elegantes. Indicados para quartos de adolescentes e banheiro.

O vermelho é uma cor vibrante e enérgica, pode dar a impressão de proximidade, diminuindo o ambiente e chamando a atenção para si, estimula os instintos mais básicos do ser humano. Usada em excesso pode passar sensação de irritabilidade.

O Azul, além de ser considerada a cor do ano de 2020 tem o efeito calmante, contrário do vermelho. Tons fortes ajudam a pensar com clareza e tons mais leves acalmam e facilita a concentração, oferendo até uma sensação de amplitude.

Como derivação do vermelho, o rosa também é estimulante, em menos proporções. Tem uma característica representativa feminina, mas é uma cor extremamente acolhedora nos dando sensação de conforto, cuidado com o uso excessivo, pode tornar o ambiente cansativo.

O cinza é uma cor neutra,  e única que não tem  influencia psicológica direta. Usada sozinha pode tornar o ambiente monótono , mas é uma ótima opção pra quem opta a colocar cores apenas nos detalhes.

O preto representa a ausência de luz, o que remete direto a escuridão, muitos evitam em usar a cor, mas sabendo dosar pode ser uma cor muito elegante, capaz de gerar ótimos contrastes, usado com branco pode ter um ótimo equilibro no ambiente.

Enquanto o preto é a ausência de luz, o branco é a reflexão. Sensações de pureza, limpeza e esterilidade são suas características, mas em excesso pode passar a ideia de ambiente vazio e frio. Amplia o ambiente e quando usada com outras cores ajuda a destaca-las.

Tem alguma outra cor que não citamos aqui e  você gostaria de saber qual sensação ela nos passa?

Comenta aqui e vamos trocar experiências..

Espero ter ajudado e que tenham gostado.

Um super beijo 😘

Comente com o Facebook

Comentários via WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

veja também os posts relacionados