maio 07, 2020

Mesa posta: com 60 inspirações para impressionar

Você provavelmente já escutou a expressão comer com os olhos,  vamos te mostrar inspirações de como uma mesa posta pode tornar suas refeições muito mais especias e prazerosas, não só para receber amigos e familiares, mas para usar no cotidiano, transformando-os em momentos mais especiais.

O que é mesa posta

Mesa posta é organizar talheres, pratos e copos sobre a mesa, para qualquer tipo de refeição, não só para almoços e jantares especiais, mas também para café da manhã, café da tarde ou brunch.
Para cada tipo de ocasião, existe uma forma diferente para compor a mesa, montar um jantar de noivado, por exemplo, é diferente do que montar um churrasco, que pode ser mais despojado.

Se engana quem pensa que ter uma mesa posta é frescura, na verdade ela é muito útil para facilitar no momento de servir, degustar e retirar as louças já utilizadas, use as inspirações de mesa posta para transformar as refeições em momentos mais especiais

Alguns itens são indispensáveis para qualquer mesa posta, então se você pretende entrar nessa onda e transformar suas refeições em momentos especiais, anota essas dicas.

  • Xícaras e pires – são peças chaves, as de chá provavelmente serão usadas somente em cafés da manhã, café da tarde e brunch, então você pode ousar mais nas cores, que combinam com o restante das louças para essa ocasião, mas as xícaras e pires de café, vale a pena ter um conjunto mais neutro, levando em consideração que muitas pessoas tem o costume de tomar café após o almoço ou jantar, então tenha um conjunto sempre à disposição.
  • Pratos – em todas as refeições os pratos são necessários, podendo ser raso, de sobremesa ou de sopa, vale a pena investir nesses itens. A variedade de cores e estampas são mais comuns de encontrar nos pratos de cerâmica ou porcelana, se você costuma receber muita gente, o ideal seria ter pelo menos uma dúzia de cada formato, caso contrário meia dúzia é suficiente – pensar que aqui em casa tem uns quatro no máximo 🤣
  • Talheres – para montar uma mesa posta, não é necessário no início que tenha talheres específicos para peixes ou carne vermelha, se você está se aventurando agora, basta ter um conjunto de garfos, facas e colheres tradicionais e de sobremesa, e também colheres de chá e café, o restante, vai inserindo aos poucos, conforme você for investindo em mais intens.
  • Toalhas de mesa, jogos americanos ou Sousplat – Calma, você não precisa ter os três, apenas um já é o suficiente para começar, as toalhas de mesa servem como coringa, tente escolher cores ou estampas que conversem com o restante da decoração, os jogos americanos servem como apoio de todos os itens da mesa, e eles não precisam ser necessariamente iguais, então aproveite para se divertir com vários modelos diferentes , e por fim o sousplat, é uma palavra francesa, significa prato de baixo, ou prato de apoio, servindo como base para os pratos da mesa.
  • Guardanapos – se você, assim como eu, adora um papel toalha🤣🤣, #nãotenhoboasnotícias o ideal é ter ao menos um conjunto de guardanapos de pano, os anéis que envolvem o guardanapo são ótimo e dão um charme a mais, se puder, procure comprar de artesãs que fazer personalizados, há também um monte de DIY na internet para fazer em casa, ou disponíveis em lojas de decoração.

Fotos

Mesa posta para o café da manhã, café da tarde ou brunch

Há algumas normas de etiqueta para facilitar na montagem da mesa, a mesa posta para o café da manhã, café da tarde ou brunch tem as seguintes normas: jogo de xícaras e pires em cima de um prato de sobremesa. Garfo do lado esquerdo, faca e colher do lado direto, a colher do café vai sobre o pires e o guardanapo do lado esquerdo do garfo, se necessário servir um copo com água no lado direito. Vou deixar uma foto aqui para você entender melhor

mesa posta para o cafe da manhã

Mesa posta para almoço e jantar

A disposição das louças dever seguir também uma regra de etiqueta, para o almoço e jantar essas normas seguem com os garfos à esquerda e facas, colheres e taças à direta dos pratos, colheres de sobremesa à frente do prato, veja abaixo a foto para entender melhor e não cometer erros.

mesa posta para o jantar e almoço

Inspire-se

Separamos algumas inspirações de mesa posta, para tornar suas refeições especiais, lembrando que você pode colocar flores ou outros itens decorativos para aumentar a sensação de conforto e bem estar, mas vale lembrar que essas normas e regras existem para manter um padrão e porque facilitam a ocasião, mas se você não consegue ou não tem todos esses itens para compor a mesa, vale usar o que tem para deixar a mesa linda, cada detalhe faz a diferença, use e abuse da sua imaginação e se inspire. Afinal, se tem coisa melhor nessa vida do que comer, eu desconheço🤣🤣

Comente com o Facebook

Comentários via WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

veja também os posts relacionados