maio 21, 2020

O que eu preciso saber para contratar um arquiteto?

Muitas são as dúvidas que surgem quando estamos com a chave da nossa casa, ou nosso apartamento e resolvemos contratar u arquiteto, mas eai… O que eu preciso saber para contratar um arquiteto? Conversamos com a Mayara do Studio Dotti, já conhecido aqui no nosso blog e no nosso canal também.

Qual é o serviço de um arquiteto?

O arquiteto é pessoa, mas você pode chamar de anjo 😇😂, que vai te auxiliar na reforma ou obra, desde a planta, escolha de materiais que serão utilizados nos revestimentos, marcenaria … E também acompanha todo o processo, gerenciando os custos e solucionando os problemas que podem vir a acontecer, e provavelmente eles virão 😂, tudo isso em parceria e conjunto com o engenheiro.

Acha pouco?! já tentou fazer uma obra sozinho😂😅

O que eu preciso saber para contratar um arquiteto?

Quando você contrata um arquiteto, obviamente já viu alguns trabalhos dele e provavelmente se identificou com o estilo e a forma com que ele trabalha, e é necessário que isso aconteça, já que vocês terão contato quase que diário por alguns meses, enquanto a obra acontecer.

Depois desse encontro de almas entre você e o arquiteto, o que você precisa saber?! Claro, que se você tem suas chaves em mãos, você já tem um álbum na sua galeria cheia de ideias e fotos de inspirações salvas, junto com o arquiteto, vocês vão organizar essas ideias e entender o que de fato é essencial, por exemplo, é essencial que eu tenha uma espaço para trabalhar, mas não tenho um cômodo reservado para isso, então o arquiteto vai criar esse espaço pra você em algum ambiente.

Depois de ideias, inspirações e necessidade definidas, o projeto sai do papel e com o acompanhamento necessário ele vai se tronando realidade… Escutei um amém por aí? 😂

É possível contratar um arquiteto com pouco dinheiro?

De acordo com a Mayara, na entrevista que ela nos deu, antigamente a figura do arquiteto estava relacionada apenas com quem realmente tinha muito dinheiro, mas com os apartamentos cada vez menores, o arquiteto se torna essencial, para conseguir adequar todas as ideias nesse ambiente.

Existem arquitetos com estilos, gostos e bolsos para todos, claro que alguns arquitetos que tem escritório e funcionários e mais tempo de mercado cobram um valor mais elevado, mas também existem muitos arquitetos de boa qualidade que estão iniciando a carreira e não tem outros custos, que conseguem chegar num valor mais em conta.

Quiz com o arquiteto – Mayara Dotti

1 – Você chega na obra e as paredes não estão niveladas, estão tortas, e não podem ser quebradas, o que você faria?

– “Essa é fácil, é possível passar a massa, e ir lixando para deixar lisa e nivelada, dá pra esconder também com os móveis planejados, os marceneiros conseguem fazer um acabamento para esconder esse defeito.”

2 – O cliente te contratou para fazer um projeto, mas ele quer manter alguns móveis que ele já tem, o que você faria?

– “ Isso sempre acontece, tudo que eles tiverem e se adequar no projeto eu coloco, claro, as vezes tem um móvel que não tem o estilo do projeto mas tem uma memória afetiva, então verificamos a possibilidade de talvez reformar, trocar de cor, para que se encaixe melhor, mas eu sempre coloco”

 3 – Meu apartamento é cheio de paredes estruturais, posso fazer novos pontos de tomada?

– “Tomada pode sim, usando a eletrofita é possível puxar mais pontos de tomada, o que não será possível é embutir essa tomada da parede, então é legal pensar em uma marcenaria que seja possível embuti-la”

Expectativa x realidade

Considerando que nós, leigos e meros mortais somos a expectativa e você, Mayara é a realidade, nos responda, depois de contratar um arquiteto, meus problemas acabaram? Nada mais dará errado?

Realidade – NÃO, isso não existe 😂😂, claro que o arquiteto é contratado para solucionar os problemas, e para evita-los, mas no dia a dia, é claro que podem ocorrer imprevistos, até porque não tem como garantir 100% de cada fornecedor contratado. O arquiteto estará para resolver e não quer dizer que não vá acontecer.

Expectativa – Comprei um imóvel na planta, que será entregue em dois anos, vou começar comprando tudo, assim que estiver com as chaves, vai ficar tudo do meu gosto e tudo lindo.

Realidade – NÃO, não é bem assim que acontece, o projeto é aconselhável o cliente a fazer com no máximo 6 meses de antecedência, porque é muito provável que ele mude de ideia, novas ideias vão surgir, novos revestimentos. E a marcenaria por exemplo, para que seja feita, é necessário que o marceneiro possa medir, e pagando ou fechando um acordo muito antes, existe a possibilidade da empresa por algum motivo não conseguir te entregar o projeto, falência por exemplo.

Pode ou não pode

1 – Quebrar uma parede estrutural, pode ou não pode?!

– Resposta simples e rápida, NÃO PODE!

2 – Piso vinílico dentro do boxe, pode ou não pode?!

– Não pode, sim o vinílico é bem resistente a água, mas a pano com água e não a uma quantidade tão grande quanto a que vai cair do chuveiro, dentro do boxe o ideal é um revestimento em porcelanato ou cerâmica.

3 – Pia esculpida na cozinha, pode ou não pode?!

– Pode sim, mas não é o mais indicado, porque na cozinha há muito resido de alimentos, e com o tempo a sujeira deixaria um aspecto desagradável.

Pega ou passa – gosto pessoal da Mayara

Perguntando sobre o gosto pessoal da Mayara, pega ou passa ?

1 – Rasgo no gesso, passa ou pega?!

– “Pego, não da pra ser nada muito exagerado, com corte na sancas abertas e quadradas, mas dependendo do rasgo, eu pego sim!” –  Inclusive, olha aqui a foto de um projeto da Mayara, onde ela faz o rasgo no gesso.

2 – Revestimento Metro White, mesmo já estando na casa de todo mundo, pega ou passa?!

– “Pego, é um revestimento universal, bonito, que combina com quase tudo além de ter um valor super acessível, então eu pego sim“

3 – Piso de cimento queimado, pega ou passa?!

– “Se for piso de cimento mesmo e não o revestimento que imita o cimento queimado, eu passo, por conta da manutenção, não vale a pena”

4 – Painel de televisão, só o painel e não o móvel de na parede toda, pega ou passa?!

– Sem pensar muito, mais uma vez uma resposta rápida e simples, PASSO.

5 – Piso de taquinho, pega ou passa?!

– “Acho lindo, principalmente em apartamentos antigos com grandes janelas, mas eu passo pela manutenção e limpeza.”

6 – Roupa de cama de flor, pega ou passa?!

– Precisa responder, conhecendo a Gaby, é quase requisito obrigatório 😂😂 “Passo muito”

E depois dessas polêmicas todas, respondemos sua pergunta de o que eu preciso saber para contratar um arquiteto? Tem mais alguma dúvida, comenta aqui e tiramos no próximo #ArquiShow – para ver a entrevista com a Mayara do Studio Dotti no canal, clica aqui 👇🏻👇🏻

 

Comente com o Facebook

Comentários via WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

veja também os posts relacionados