Como escolher o tapete para sua casa

Postado por
Em 11 ago 2020

Os tapetes são ótimos para oferecer mais conforto e aconchego ao ambiente, principalmente em dias frios, além de ajudar a definir melhor o cômodo e melhorar a acústica, mas para não errar na escolha separamos algumas dicas de como escolher o tapete para sua casa.

1- Medir corretamente a área.
2- Para certificar a medida ideal, faça uma marcação com fita adesiva no chão.
3- Não saia às compras sem levar uma amostra dos tecidos ou cores existentes no ambiente.
4- Peça para o vendedor que coloque o tapete no chão, caso esteja pendurado, você poderá ter outra visão.
5- Jamais compre caso tenha qualquer dúvida sobre o tapete escolhido, pense no investimento que fará e não faça um mau negócio por impulso.

Tamanho ideal para o seu tapete

Para definir o tamanho do tapete que vai comprar é preciso entender que a disposição e tamanho dos seus móveis estão completamente ligados, isso porque há algumas regrinhas que vão te ajudar a escolher o tamanho

1 – Tapete para sala de estar

O tapete da sala deve sempre ficar na mesma linha do sofá́ ou, pelo menos, de 10cm a 15cm embaixo do móvel. A dica é escolher modelos de tapetes maiores que o tamanho do sofá́, pois assim é fácil encaixar os demais móveis da sala dentro da regra.

Foto: archjoy

 

2 – Tapete para sala de jantar

O jeito certo de como usar tapete na sala de jantar é escolher um tapete grande, que ocupe todo espaço da mesa, o suficiente para que, quando as pessoas estiverem sentadas, as cadeiras permaneçam sobre ele.

Foto: archjoy

3 – Tapete para o quarto

 O tapete para quarto deve ficar embaixo dos móveis ou pelo menos até́ a mesinha de cabeceira lateral, caso não queira um tapete por baixo da cama, pode optar por passadeiras laterais em casa lado da cama. Para tapetes no quarto, pode apostar em modelos com acabamentos mais macios, com fios longos e de preferência antialérgicos.


Foto: @incrivel.club

Qual é o melhor material para o tapete

Os tapetes podem passar diferentes sensações de acordo com seu material, sabendo a diferenças deles fica mais fácil saber como escolher o tapete para sua casa.

1 – Tapetes de algodão

Os tapetes de algodão normalmente são uma mescla de algodão com lã, não são as melhores opções falando de durabilidade, mas tem preços mais acessíveis.

2- Tapetes de fibras naturais

Se você te um lugarzinho rústico em casa é uma boa pedida, mas normalmente as fibras naturais não podem ser molhadas, por isso, evitar colocar em lugares externos.

3 – Tapetes de fibras sintéticas (Nylon)

A opção mais econômica e com melhor custo benefício, uma vez que são resistentes e podem ser lavados, além de alguns modelos imitarem as fibras naturais.

4 – Tapetes de lã

Provavelmente é o material mais usado, e acaba sendo o elemento chave dos tapetes de qualidade, quanto melhor a lã, melhor a qualidade do tapete.

5 – Tapetes de seda

Não tem como falar em tapetes de seda e não lembrar dos tapetes orientais, que tem seda em sua composição e são famosos pelo seu brilho natural, essas peças normalmente são mais caras e devem ser lavadas em lugares adequados.

E para finalizar, separamos inspirações de ambientes decorados com lindos tapetes.

Deixe seu comentário